09/04/2020 às 14h49min - Atualizada em 09/04/2020 às 14h49min

Pagamento do IPTU poderá ser feito até o dia 31 de dezembro deste ano

Prefeitura vai isentar juros para quem pagar o imposto depois do prazo por causa do coronavírus.

Prefeitura de Poços de Caldas prorroga prazo de pagamento do IPTU.
Um comunicado assinado pelo Secretário da Fazenda de Poços de Caldas, Alexandre Lino divulgado nesta quinta-feira (9) informa que o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Poços de Caldas poderá ser pago até o dia 31 de dezembro deste ano sem incidência de juros e multas.
Ainda conforme o documento, a medida foi tomada por causa do decreto que instituiu estado de calamidade pública na cidade em consequência da pandemia do coronavírus e vale para os pagamentos feitos em quota única e para as 1° e 2° parcelas com vencimentos de 13 a 17 de abril de 2020 e 11, 12, 14, 15 e 18 de maio de 2020. No documento, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN também é citado e autorizado a ser pago no mesmo prazo e com as mesmas condições. O documento com data do dia 07 de abril é endereçado a agência da Caixa Econômica Federal da cidade.
O Prefeito Sérgio Azevedo informou que a medida foi tomada para ajudar os contribuintes que, por causa da pandemia, não conseguirião pagar os impostos em dia, mas alerta que quem puder, deve pagar nas datas estipuladas porque o imposto é uma das principais fontes de arrecadação do município que também está sofrendo economicamente com a pandemia. Este ano, a cota única com deconto de 3% poderá ser paga até o dia 15 de maio. Já a parcela do ISSQN vencida em março teve o prazo de pagamento estendido para 31 de maio, também sem incidência de juros e multas. 

 
Sobre o IPTU de 2020
A distribuição dos carnês do IPTU começou esta semana em Poços de Caldas. De acordo com a Prefeitura, a atualização monetária foi de 3,98% calculada pelo Índice Geral de Preços e Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), acumulado nos últimos 12 meses. Ainda de acordo com a administração municipal, Poços de Caldas conta com a arrecadação de cerca de 90 mil imóveis na cidade.
No site da Prefeitura de Poços de Caldas a informação é que a quitação total do IPTU, de forma integral (cota única), poderá ser feita de 13 a 17 de abril, com 3% de desconto. Em média, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Fazenda, 40% dos contribuintes pagam o imposto à vista. A primeira parcela também poderá ser paga no mesmo período, conforme datas definidas em cada carnê. A Taxa de Coleta de Lixo (TCL), não terá desconto para o pagamento à vista.
Para quem optar por parcelar o IPTU, serão nove meses com valores iguais, e consecutivos, de abril a dezembro de 2020. Conforme calendário pré-definido, os vencimentos ocorrem nos seguintes períodos: 2ª parcela – de 11 a 18 de maio; 3ª – de 10 a 17 de junho; 4ª – de 10 a 16 de julho; 5ª – de 10 a 14 de agosto; 6ª – de 10 a 16 de setembro; 7ª – de 13 a 19 de outubro; 8ª – de 10 a 16 de novembro; e 9ª parcela – de 10 a 16 de dezembro.
A novidade deste ano fica por conta do aplicativo de celular lançado pela Prefeitura para aparelhos smartphones, que vai permitir que o contribuinte pague o imposto sem precisar se deslocar até as instituições financeiras. Para baixar o aplicativo, clique aqui.
Para os contribuintes que não receberem a o carnê do IPTU, a Prefeitura disponibiliza a segunda via do documento no endereço www.pocosdecaldas.mg.gov.br.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »